segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Tema de hoje: Vampiros

Quando nos pensamos em vampiros pessamos em Crepúsculo, mas hoje eu vou mostrar os outros sucessos que envolve vampiros.

Filmes:

O Planeta dos Vampiros:


"O Planeta dos Vampiros" é uma deliciosa e insólita mistura de sci-fi e horror dirigida pelo mestre italiano Mario Bava. Na trama, as espaçonaves Argos e Galliot investigam um estranho sinal vindo do planeta Ura. Quando próximas de sua órbita, de forma inexplicável, as duas naves são atraídas e forçadas a pousar. Durante a aterrissagem, toda a tripulação da Argus perde os sentidos. Quando recobram a consciência estão todos ensandecidos e lutando entre si. Uma vez que a ordem é restabelecida, o comandante da espaço-nave tenta entender os acontecimentos, para que possa, em seguida, forma uma equipe e ir de encontro aos sobreviventes da Galliot. Mas o destino foi ainda mais trágico com os astrounatas da Galliot, que acabam se matando num ataque loucura idêntica ao ocorrido na primeira espaçonave. Após encontrarem a Galliot e enterrarem seus amigos, os tripulantes da Argus descobrem, da pior forma possível que, apesar de aparentemente deserto, o planeta é terrivelmente hostil.

Carmilla A Primeira Vampira:

Lançado em 1872, o livro In a Glass Darkly contém três das novelas mais conhecidas de Sheriden Le Fenu: "Green Tea" ("Chá Verde"), "The Room in the Dragon Volant" ("A Estalagem do Dragão Voador") e "Carmilla".
"Green Tea" pode ser considerado como um dos primeiros exemplos do chamado relato psicológico, em que as aparições de seres irreais tanto podem ser interpretados como manifestações de espíritos genuínos como podem ser produtos de mentes pertubadas. "The Room in the Dragon Volant", como bem disse o tradutor Manuel João Gomes, é "uma novela falsamente fantástica, quase realista, embora tremendamente alucinante e magistralmente macabra".
"Carmilla", a exemplo de "Chá Verde" e "A Estalagem do Dragão Voador", é narrada em primeira pessoa, uma técnica muito frequente no período do Romantismo e mais ainda nas novelas de Horror (a fim de dar aos leitores a impressão de que os fatos narrados são autênticos). E sua narradora é Laura, uma jovem de cabelos dourados e grandes olhos azuis, que torna públicos fatos que ocorrem com oito anos antes, quando tinha dezenove anos de idade. E Laura inicia a sua história- - e consequentemente "Carmilla"

Séries:

True Blood:

Pouco antes do fenômeno Crepúsculo chegar aos cinemas americanos, uma série de TV lançada pelo canal fechado HBO começou a dar o que falar. True Blood trilhava um caminho parecido: investia no mesmo tema, mostrava o relacionamento de uma humana com um vampiro era baseado em uma séries de livros de uma escritora americana. As semelhanças, entretanto, paravam por aí. Enquanto o longa-metragem - inspirado no trabalho da jovem Stephenie Meyer - colocava o universo dos seres da noite em um ambiente juvenil, o seriado pegava mais pesado, bem mais pesado... Comparando com True Blood, Crepúsculo parece tão inocente quanto High School Musical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário